Daniele Diório
Daniele Sobreira A. Diório nasceu em Santo André, São Paulo - Brasil, em 1981.
Estudou em escolas, bibliotecas e centros culturais públicos.
Trabalhou com restauração e encadernação de livros e papéis, em ateliê de cartonnage de 2001 a 2006.
Em 2008, dedicou-se à fotografia na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, sua primeira exposição coletiva foi no Saguão de Arte Contemporânea de Santo André.
Atuou como arte-finalista em estúdios para editoras, entre os anos de 2010 a 2014.
Foi bolsista na Universidade Metodista de Piracicaba, cursando design gráfico e estudou design de moda no Senac, entre 2012 e 2013. Em 2014 e 2015, obteve no Instituto Tomie Ohtake os fundamentos da ilustração.
Como exemplo de projeto autoral, ilustrou capa e aberturas de livro em 2015. Com fotografia e ilustração, participou em edições de revista digital.
Reside em São Paulo desde 2017, fez extensão em museologia na FESPSP, e curso de curta duração em curadoria e história da arte, no mesmo ano, inicia os estudos de pintura, explorando o traço com giz pastel seco e o carvão, seguiu para os primeiros quadros com a técnica do acrílico e sua temática ganhou suportes de maiores dimensões em 2018.
Instala-se em seu primeiro atelier em 2019, momento em que se dedica, pela primeira vez integralmente, ao trabalho artístico.
Em 2021, procurou orientação para aprimorar sua pintura, sob os alicerces do figurativismo e da pintura a óleo, estuda no ateliê de arte figurativa, até 2023.
2024, faz oficinas de gravura no SESC 24 de maio, produz trabalhos com as técnicas da gravação em madeira e linóleo.
Parte do seu trabalho envolve a documentação de seus processos; evolução e desafios da profissão são registrados em cadernos e também produzidos em máquina de escrever.